Kpop sem açúcar


8 de julho de 2021

Músicas do T-ARA que definem vênus em cada signo - Parte 1

Olá kpoppers e simpatizantes! Como vocês estão? Bem?

Como diz aquele meme, vocês não imaginam o prazer que é estar de volta ahsuhsuahsushs

Falando sério, se alguém já esteve aqui no blog nem deve ter sentido a minha falta de tão demorado que foi esse hiatus meu (hohohoho). Enfim, numa breve explicação, 2020 e o primeiro semestre de 2021 foi um tempo muito louco pra mim, que posso definir na palavra incerteza. Eu não tive aulas online durante essa pandemia (que aconteceu logo no meu terceirão -_-) e meio que não sabia o que aconteceria daí pra frente, então, por via das dúvidas estudei pro enem, e mesmo sem esperança nenhuma de ter passado (a prova do primeiro dia tava horrível), imaginem qual foi a minha surpresa ao ver que tirei 920 na redação?!?! No fim das contas, o enem foi útil porque consegui me formar através das notas que tirei, mesmo não querendo me formar porque eu preferia estudar (sim, me julgue), mas todos da minha sala tavam fazendo isso, não tive escolha. Consegui passar em duas universidades estaduais, mas apostei na ufba e enfim... dessa vez teve que dar errado e eu não passei (ainda). Quem sabe nas próximas chamadas, ou ano que vem?

Agora que já estão atualizados, vamos prosseguir pra o post em si, né, que todo mundo já viu essa temática em algum lugar, principalmente no youtube. Eu vi uma trend no twitter há um tempão atrás fazendo isso com um outro grupo mas de uma maneira bem aleatória e sem nexo, depois fui escutar minha playlist do t-ara daí pensei "hmm essa música combina com tal signo" e chegamos até aqui.

Mas tem um porém. Como viram no título, eu não tô analizando o signo solar (aquele que a gente vê na revista, que as pessoas pergntam "qual seu signo?" e tu responde "Libra!"), mas sim o signo em que sua vênus está. Vênus é o signo que rege muitas coisas, como forma de se vestir, comportamento além do principal aqui: amor romântico. Vocês podem achar onde está a vênus em muitos sites que geram mapas astrais, basta informar a data e hora do nascimento. Recomendo o Astro.com e o Personare. "Tá, mas não é mais facil  signo solar que todo mundo sabe?" Sim, é verdade mas como todas maioria das músicas do T-ara falam de amor, tenho que usar o sígno venusiano por motivos de maior assertividade e identificação.

- Fiz a tradução apenas de Sugar Free, Yayaya e Bo peep Bo peep. O resto foram pegas da internet.

- Pode ser que você não caia com sua música favorita, acontece. Estou analizando antes de tudo a letra.


Vênus em áries - Roly Poly


Áries é o primeiro signo do zodíaco, e fazendo juz a esta colocação, quando se tem essa vênus a pessoa geralmente tem bastante iniciativa em sua abordagem. São muito propensos ao famigerado “amor à primeira vista” e quando apaixonado(a), geralmente é ele(a) quem corre atrás, dá o primeiro passo, sem medo de serem rejeitados ou de possíveis concorrentes, visto que alguns deles podem até gostar de uma competição. Em suma, não perde tempo quando quer viver o sentimento no exato momento em que tem oportunidade.

Outro fato interessante é que às vezes podem ter uma aura bem inocente apesar de toda intensidade.

Confesso que fiquei em dúvida entre titular Yayaya ou Roly Poly a áries, visto que as duas combinam bastante com este signo, mas no fim, Roly Poly foi a escolhida...

Roly Poly é uma faixa dançante, que registra tanto no M/V quanto no instrumental o conceito retrô. Este é, sem dúvidas, o maior sucesso do T-ARA.

Sua letra retrata uma paixão à primeira vista, e apesar do eu-lírico abordar um receio sobre como se aproximar de seu alvo (que aparenta ser extremamente tímido). Muito determinado, ele tem a certeza de que quer a pessoa, e deixa bem claro no refrão que irá se aproximar, conquistá-lo custe o que custar. É quase como se ele estivesse totalmente convencido desta ideia.

Aqui estão alguns trechos da letra de Roly poly:

“Aonde você foi? Você se escondeu?

Eu gosto de você”

“De onde você veio?

Eu continuo te olhando”

“Não sei o que fazer, estou enlouquecendo”

“Eu quero chegar mais perto de você

Para que você não possa mais sair do meu lado”

“Mesmo se você me empurrar

Eu vou me aproximar de novo”

“Você só olhará para  mim

Eu vou te mostrar quem eu sou”

“Esta noite, vou te esperar

Você não vai querer me largar”

Outros signos que também podem se identificar com a música: Gêmeos, Leão, Sagitário.



Vênus em Touro - TIAMO

Vênus se sente confortável em touro, pois é regente deste signo, e sendo assim, está em seu mais forte estágio. 

Aqui a primeira impressão é a que fica, seja em personalidade ou aparência, eles tendem a registrar bem o conceito que formam na memória, e embora seja um signo materialista, você não precisa se banhar em ouro ou coisa do tipo para causar-lhe uma boa impressão de você.

Falando agora do lado emocional, estas pessoas tendem a ser um poço de estima, fidelidade (no sentido mais abrangente possível da palavra), além de serem muito amorosas e carinhosas, valorizando o contato físico, por ser um signo do elemento terra e, portanto, sensorial. Geralmente tendem a vivenciar relacionamentos duradouros, e não terminam por coisas banais.

Geralmente a outra pessoa quem dá o primeiro passo, não eles.

Foi um pouco difícil achar uma música do T-ARA que capturasse a essência de touro, para mim. De todas, creio que a que mais se aproxima é TIAMO, que apesar de ser um presente do grupo para o fandom, como quase toda música de amor, ambiguamente também abrange o amor romântico. 

Partindo do conceito fofo, TIAMO apresenta um eu lírico saudoso, que demonstra seu amor e lealdade, não importando a circunstância de forma profunda, ainda que sutil devido a leveza da atmosfera que o instrumental trás. A estética não é o assunto principal deste blog, mas a deste m/v contou muito para a escolha de TIAMO para touro. Num clima de inverno (e também natalino pela inserção do verde e vermelho e os presentes em torno da Eunjung em um take da filmagem), com o ambiente nevado envolvido por um tom azul que se mescla ao lilás, combinando com o vermelho em predominância nas roupas das garotas, dando uma atmosfera aconchegante e bela.

Seguem aqui alguns trechos de TIAMO:

“Meu amor, não vou soltar a sua mão, prometo”

“Leste ou oeste, seja onde for

Se estiver com você, vou a qualquer lugar”

“Eu só quero você”

“Eu quero preencher você em meu coração

Isso é o suficiente, não solte a minha mão”


Outros signos que podem se identificar: Peixes, escorpião, sagitário.




Vênus em gêmeos - Why are you being like this?



Gêmeos, o terceiro signo do zodíaco e primeiro do elemento ar, é bastante intelectual e sociável, fazendo vênus atribuir tais características quando posicionada aqui.

Vênus em gêmeos tende a se atrair por pessoas inteligentes, e a chave para chegar até eles é um bom papo. Geralmente, não ligam muito para aparência, só não deixe que eles se entediem de você, pois eles podem se cansar rápido, embora não seja regra. O lado bom disso é que eles sempre querem fazer coisas novas com quem gostam, falar de diversos assuntos e ir para lugares diferentes. Querem aprender com você.

São bem adaptáveis, livres de julgamento e nada ciumentos.

Dotados de um bom senso de humor e boa lábia, eles podem facilmente conquistar as pessoas, sem se intimidarem. Assim como áries, tem bastante iniciativa e encaram o que sentem, sem rodeios.


Eu pensei muito sobre qual title escolheria para gêmeos, algumas músicas se encaixam perfeitamente aqui, mas devido a outros signos serem melhor representados, a que mais coube aqui foi “Why are you being like this?”, que juntamente com Yayaya é a faixa principal do álbum Temptastic, de 2010.

Mais uma das faixas retrôs do T-ara, “Why are you being like this?” exala certa confiança e tem um interlocutor extrovertido, que assume um papel mais ativo no flerte, dando o primeiro passo desde os gestos mais sutis, que percebe que seu interesse está apaixonado por si, mesmo porém a timidez o impede de se declarar; é algo semelhante a Roly Poly.

Sendo assim, é o eu-lírico quem faz a coisa toda acontecer.


Seguem aqui alguns trechos para sentirem o gostinho de Why are you being like this:


“Seu coração está vibrando”

Você está nervoso e sem ar

você se apaixonou por mim”

“Você realmente vai agir assim?”

“Eu te amo como louca”

“Sério, por que você está assim?

É frustrante”

“Você sabe dos meus sentimentos,

agora me diga (os seus)”


Outros signos que podem se identificar com “Why are you being like this?”: Áries, leão, sagitário e aquário.





Vênus em câncer - Sugar Free



Tal como câncer, a vênus aqui se torna extremamente sensível e carinhosa. Quem tem este posicionamento é muito amável, caloroso, e gosta de cuidar de quem ama. As pessoas tendem a se sentir seguras perto de quem tem essa vênus, tanto fisicamente como sentimentalmente, porque além do cuidado, eles se mostram muito prestativos e atentos às necessidades das pessoas que gostam, sejam namorados ou amigos. Também são caseiros (dependendo de outros fatores do mapa astral) e propensos ao ciúme.

Vênus em câncer valoriza extremamente a demonstração de afeto, ou seja, além de dar, ele precisa receber estas demonstrações. Mostre a ele o quanto você o estima.

Sendo assim, não é muito difícil imaginar o porquê de Sugar Free estar aqui, não é mesmo?


Podemos dizer que Sugar Free é a faixa mais memorável do T-ARA aqui no ocidente, caiu no gosto do povo, e se você já era (ou passou a ser) kpopper na terceira geração, com certeza se recorda dela.

Lançada em 2014, numa mistura do essencial kpop com EDM, Sugar Free nos apresenta o relato de um relacionamento que muda bruscamente por conta da frieza do(a) namorado(a) do eu-lírico. Após os versos prévios, a letra já começa com aquela básica indignação do interlocutor pela mudança do comportamento da outra pessoa, enquanto quem canta não sabe o que fazer em relação a situação. No refrão, temos, numa jogada hipnótica de composição, “Sugar Free” sendo repetido no final de maioria dos versos, uma forma criativa para dizer “sem doçura”, que nós podemos traduzir para o português como “Sem açúcar” ou “amargo”, vai da preferência pessoal.

Num quadro geral, é aquela típica relação na qual uma das partes não ama mais a outra e o relacionamento tende a se encaminhar para o temido fim.

Eu consigo facilmente imaginar uma vênus em câncer se sentindo assim numa situação dessas, especialmente com alguém de vênus em capricórnio ou aquário.


Veja alguns trechos da letra de Sugar Free:


“Como você mudou assim?

Os sentimentos agora não são tão doces”

“Só sinto falta da doçura que você me dava antes”

“Você é sem açúcar, agora você é amargo

Só comigo você é amargo, tudo é sem açúcar”

“Porque você age assim à medida que meu coração dói?”

“Você me descartou, algo está errado”


Outros signos que podem se identificar com esta música: Touro, leão, escorpião, peixes..





Vênus em leão - Bo peep Bo peep



Perigo! É muito arriscado se aproximar de vênus em leão sem sair ileso; você vai se apaixonar ou no melhor dos casos vai se sentir cativado. Mas por que?

Vênus em leão exala naturalmente muita autoconfiança, carisma, chamam atenção sem muitos esforços. Eles se entregam dramaticamente a quem gostam (todas as pessoas, não apenas paixões), amam o jogo de flerte, sejam eles os ativos ou passivos em questão de conquista. 

Mas sabe, apesar de todo esse ar de “primadonna”, eles querem um amor, alguém que os ame de forma pura e intensa pelo que eles realmente são, em seus piores dias e com os mais irritantes defeitos.

Todo bom leonino adora uma atenção, e quando nos referimos a vênus em leão, o amado(a) deste indivíduo precisa ter olhos somente para ele. Ele vai dizer que te ama, te adora, que você é o melhor do mundo e vai querer que você também o retribua, claro, afinal um relacionamento é formado por duas pessoas, não é algo unilateral.


Qual kpopper que presenciou a segunda ou o começo da terceira geração não conhece Bo peep Bo peep? Acho que podemos considerá-la uma faixa título devido a presença de m/v, aclamação, promoção e ser inédita em um álbum de estúdio, o “The absolute first album”, juntamente a “Like the first time” (Lie também tá inclusa?).

Bo peep bo peep trás um conceito fofo e com refrão chiclete, que basicamente vicia os ouvintes ao utilizar o método hipnotizante de repetir uma mesma palavra ou frases, que neste caso é, nada mais, nada menos que o nome da faixa por 110 vezes!

Alguns efeitos eletrônicos são utilizados nas vozes como, por exemplo, o autotune, que estava em alta em 2009.

Bo peep bo peep, nos apresenta a um eu lírico inconformado com o seu parceiro romântico, que parece se aborrecer toda vez que está com o narrador. Desesperado e desconfiado de uma suposta traição, o eu-lírico não começa a medir esforços para chamar a atenção e recuperar o outro, a fim de ter seu doce relacionamento de volta ao que era antes.


Você pode conferir esse resumo ao ler uns trechos da música aqui:


“Não perca sua calma tão rapidamente”

“Todo o dia desde a manhã só reclamo repetidamente,

Eu desconfio que você tem outra”

“Agora você diz que está cansado de mim,

Pare de ficar bravo!”

“Você era tão gentil

Por minha causa você mudou (?)

Você me amava tanto

Você mudou de ideia (?)”

“Você sempre sorria quando me via”

“Você sempre me escutava”

“Me siga

Eu gosto tanto de você”

“Não fique bravo comigo, me dê um sorriso”


Outros signos que podem se identificar com Bo peep Bo peep: Câncer.





Vênus em virgem - I know the feeling



O que podemos esperar de vênus no signo mais exigente do zodíaco? Brincadeiras à parte, vênus em virgem não é só isso. Olhando pelo lado bom, esta é uma vênus muito prestativa, que está sempre disposta a ajudar quem ama, esse é o jeito de demonstrar deles. Colocam um pouco de amor em todas as pequenas ações por você, por isso eu pessoalmente acho que é importante que você note os esforços dele, mesmo que vênus em virgem não faça por reconhecimento e sim por amor.

Se por acaso eles te criticarem, mesmo que soe grosseiro (o que ocorre na maioria das vezes), saiba que é porque se preocupam, sem má intenção. Eles só querem te ajudar, vem para somar em sua vida.

Cuidado é a palavra a qual posso definir vênus em virgem, isso nos dois sentidos: Cuidado referente a zelar e prezar por quem ama e o bem estar dessa pessoa. Cuidado também com quem (e como) vai se envolver romanticamente.

Tendo isto em mente e o fato de que virgem é um signo do elemento terra, ele precisa de segurança em um relacionamento, ou seja, não se envolve com a primeira pessoa que passar (dependendo do mapa, claro) e precisa enxergar um futuro na relação, mesmo que não seja algo extremamente sério como casamento. 

Como eu disse no início, além de exigente, virgem é idealista e tem muitas expectativas sobre a pessoa amada. Se a pessoa não apresentar o seu ideal, pode perder a esperança. 

Como esta vênus não se expressa muito verbalmente, quem tem que dar o primeiro passo é a outra pessoa. Às vezes também pode parecer meio inseguro.


Pensando nisso, escolhi “I know the feeling”, que é quase uma faixa principal, podemos dizer assim, visto que ela não é a primeira do álbum again e tem um m/v simples, de pouca produção, emitido em 2013. A letra tem tudo a ver com ter cuidado com quem se apaixona, medo de decepção e até a idealização, que é presente no primeiro verso, no rap da Eunjung. O tempo inteiro temos a presença da típica paixão escondida, e um eu-lírico confuso pelas atitudes da outra pessoa, que podem ser possíveis sinais de correspondência, medo de ganhar um não e, por isso, à espera de que a outra pessoa venha até si e se declare diretamente.


Confira a letra:


“Você é o Romeu com que eu tenho sonhado

Até quando você vai me deixar ansiosa?”

“Tentei ficar bonita me maquiando

Coloquei as roupas que você gosta”

“Por que você está sorrindo assim para mim?”

“Você me ama também? Sente o mesmo?”

“Porque quando me apaixono, eu conheço esse sentimento”

“Porque eu sei que vai doer quando eu me apaixonar

Estou com medo e não posso nem falar”

“Se você sabe como me sinto, por favor me diga primeiro”


Outros signos que podem se identificar com I know the feeling: Peixes, Capricórnio.



Então, por hoje foi isso! Espero que tenham gostado e se identificado, lembrando que só estou usando faixas principais! Logo, logo eu trago a parte de dois.

Um beijo no seu coração <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário